Róis de Confessados
Os Róis de Confessados, também designados por Róis de Confissão e Comunhão, Listas da Desobriga Quaresmal ou Desarriscas, destinavam-se ao controlo anual dos paroquianos no que respeita ao cumprimento dos sacramentos da confissão e comunhão por ocasião da Quaresma, o período litúrgico de quarenta di
Arquivo Municipal assinala o Dia Internacional dos Arquivos
No passado dia 14 de junho o Arquivo Municipal de Torres Vedras promoveu um encontro alusivo à presença dos arquivos na era digital, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos.
Comissão Concelhia de Desalojados
Após a revolução de abril de 1974 e da independência das antigas colónias portuguesas em África muitos portugueses e as suas famílias regressaram a Portugal.
Livros de atas das reuniões da Câmara Municipal de Torres Vedras, entre 1973 e 1975
No mês em que se assinalam os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, o Arquivo Municipal de Torres Vedras disponibiliza, no seu catálogo online, as digitalizações de três livros de atas das reuniões da Câmara Municipal de Torres Vedras
Auto da bênção e da inauguração do estabelecimento balnear dos Cucos
As Termas dos Cucos, situadas a cerca de dois quilómetros a sueste da cidade de Torres Vedras, terão sido utilizadas, de acordo com os registos escritos existentes, pelo menos desde 1746 para curar males como “sarnas, lepras, caquechias, inchaçoens, e de curar chagas sordidas, gotas arteticas, convu
Processos de emigração
O século XX ficou marcado pela saída de muitos portugueses para vários países do mundo como resultado da situação política e económica da época, que afetava em particular as populações das zonas rurais. Estima-se que, entre 1958 e 1974, cerca de um milhão e meio de pessoas saíram de Portugal para de
Câmara Municipal comemorou de novo o Dia Internacional dos Arquivos
A Câmara Municipal voltou a associar-se ao Dia Internacional dos Arquivos, este ano com uma sessão realizada na tarde do passado dia 12 de junho, no átrio do seu Edifício Multisserviços, no final da qual foi apresentado o "site" do Arquivo Municipal.
Aquisição do Teatro-Cine
Em 1832, por decreto de 9 de janeiro, as Câmaras Municipais passaram a ter a possibilidade de “em todos os contratos e escripturas, e mais cousas, em que […] forem partes principaes estipulantes, ou acceitantes, os secretarios das mesmas Camaras em quanto servirem este Cargo, possam fazer as vezes d
Requerimento para a construção de um edifício destinado a Teatro-Cine
A 9 de fevereiro de 1922 a empresa Tentativa – Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada (Empreza Cinematográfica) submeteu à apreciação da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Torres Vedras um requerimento a solicitar a construção de um edifício na Rua Tenente Valadim, numa porção de terr
Município apoiou a realização de conferência na área da gestão da informação e arquivos
O Município apoiou a realização da 2.ª Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos, uma iniciativa que teve lugar entre os dias 2 e 4 de fevereiro, organizada pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.
Registo de Testamentos
A Guerra Civil Portuguesa (1832- 1834) deixou o país em profunda crise económica, financeira e política. Ainda em 1832 Mouzinho da Silveira iniciou um processo de desmantelamento da ordem jurídica do anterior regime e dividiu Portugal em províncias, comarcas e concelhos, dirigidos respetivamente por
Anais do Município
A 8 de novembro de 1847 a Rainha D. Maria II, por Portaria do Ministério do Reino publicada no Diário do Governo n.º 267, ordenou que em cada uma das Câmaras Municipais dos concelhos do reino e ilhas adjacentes existisse um livro especial denominado "Anais do Município".
Município comemorou mais uma vez o Dia Internacional dos Arquivos
De forma a comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, foi inaugurada, no dia 9 de junho, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, a exposição "Torres Vedras em Documentos".
Cartas do príncipe D. João
No início do século XIX, o juiz, os vereadores e o procurador da Câmara da vila de Torres Vedras receberam dois documentos escritos no Palácio de Queluz, residência oficial do príncipe regente D. João (futuro rei D. João VI) e da sua esposa D. Carlota Joaquina. Nesses documentos, datados de 4 de jul
Livro relativo a hospital provisório instalado na Ponte do Rol
No Arquivo Municipal de Torres Vedras está disponível para consulta um livro manuscrito relativo à instalação de um hospital provisório na Ponte do Rol e à execução de outras medidas com vista a combater uma epidemia que deflagrou naquela localidade no final do século XVIII.
A Espada de Luís Mouzinho de Albuquerque ferido na Batalha de Torres Vedras
A 16 de outubro de 1940, Augusto Maria Lopes da Cunha, formado em Direito pela Universidade de Coimbra e notário diretor da Secretaria Notarial de Torres Vedras, sita na Rua Paiva de Andrada, deslocou-se ao Asilo de São José, no sítio da Conquinha, para reduzir a instrumento autêntico o depoimento d
Registo dos Expostos
Desde as Ordenações Manuelinas, cuja versão definitiva data de 1521, que se determinou que competia às Câmaras Municipais a proteção e criação dos expostos, ou seja, das crianças abandonadas pelos seus pais ou familiares.
Arquivos foram de novo celebrados pela Câmara Municipal
O Dia Internacional dos Arquivos, instituído pelo Conselho Internacional dos Arquivos desde 2007, foi pela segunda vez celebrado pela Câmara Municipal.
Adaptação e Ampliação do edifício municipal da Escola Industrial e Comercial
No Arquivo Municipal de Torres Vedras estão organizados e informatizados, até ao momento, 1902 processos respeitantes a obras municipais, que testemunham a construção, a recuperação e a adaptação dos edifícios e estradas municipais desde os finais do século XIX.
O Carnaval nos livros de atas da Câmara Municipal de Torres Vedras
Os livros de atas da Câmara Municipal que, até 1842, eram designados por Livros de Acórdãos, são documentos onde se registam, resumidamente, a data e o local da reunião do executivo da Câmara, os nomes dos membros presentes e ausentes, os assuntos apreciados e as decisões e deliberações tomadas.
Livros de atas das reuniões da Comissão de Recrutamento de Torres Vedras
A 30 de setembro de 1887 foi publicada, em Diário do Governo, a legislação referente à obrigatoriedade de recrutamento para as forças de mar e de terra dos cidadãos portugueses por meio de recenseamento.
Livro "JOC – Actividade Jocista"
A Juventude Operária Católica (J.O.C.) surgiu em 1925, na Bélgica, por iniciativa do padre Joseph Cardijn e de um grupo de jovens trabalhadores e trabalhadoras, que pretendiam o fim da situação intolerável do trabalho e das condições de vida da juventude dos meios operários e populares, e também dim
Dia Internacional dos Arquivos foi assinalado em Torres Vedras
O Arquivo Municipal assinalou ontem, dia 11 de junho, pela primeira vez, o Dia Internacional dos Arquivos, com a realização de visitas-guiadas.
C.P. – Terrenos e Bairro
No início do século XX, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, seguindo o exemplo de países como a Bélgica, a França e a Inglaterra, construiu bairros com casas de habitação para as famílias dos seus operários e trabalhadores que, muitas vezes, estavam deslocados das suas terras de origem.
Livro onde devem ser inscriptos os nomes das mulheres solteiras não recatadas
A fiscalização das mulheres grávidas não casadas foi uma preocupação assumida, pelo menos, desde Filipe I de Portugal que, nas Ordenações Filipinas, obrigou os quadrilheiros a informarem as Justiças das mulheres grávidas de que “se suspeite mal do parto, não dando delle conta”.
Manifestos de existência de vinho e azeite
No ano em que Torres Vedras, em parceria com Alenquer, é Cidade Europeia do Vinho, impõe-se conhecer a documentação existente no Arquivo Municipal de Torres Vedras e que atesta a forte tradição do município na cultura da vinha e do vinho.